PROJETOS CONCLUÍDOS NAS ESCOLAS
2021-2022 - Ensinando sobre violência e direitos humanos através da História.
Coordenadora: Profa. Dra. Susane Rodrigues de Oliveira.
Este Projeto de Ensino/Estágio aplicado nas escolas do DF buscou colaborar na formação inicial e continuada de professores/as para o tratamento de questões socialmente vivas e sensíveis no tempo presente relacionadas à violência contra mulheres, indígenas, afrodescendentes e LGBTQIA+ nas aulas de História e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na educação básica. Para isso, propôs o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa no contexto escolar, pautada no diálogo e compartilhamento de experiências entre professores/as de História (que atuam nas escolas) e estudantes da licenciatura (que cursam as disciplinas de estágio docente supervisionado), com o intuito de construir materiais didáticos e práticas de ensino de História que despertem as sensibilidades, empatia, senso-crítico, indignação, questionamentos e denúncias perante tais violências, bem como a capacidade de pensar historicamente e criticamente sobre estas violências, proporcionando ainda o reconhecimento e respeito aos direitos humanos destes grupos sociais. Dessa forma, realizou-se o planejamento de Oficinas pedagógicas de História para aplicação e avaliação em turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Inspiradas na metodologia da WebQuest, as Oficinas proporcionaram aprendizagens históricas altamente reflexivas e emancipatórias que colocam o potencial criativo do passado para pensar o presente e o futuro.
2018-2022 – Por falar em liberdade: ensinando histórias no plural
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Flávia Magalhães Pinto.
O projeto de pesquisa-ação “Por falar em liberdade: ensinando histórias no plural”, associado ao Laboratório de Ensino de História (Labeh/UnB), organiza-se com vistas a duas frentes de desenvolvimento: 1) Formulação e desenvolvimento dos programas das disciplinas obrigatórias e optativas vinculadas à área de Teoria e Metodologia do Ensino de História do Departamento de História da UnB; 2) Formação e amadurecimento de habilidades de pesquisa em História e Ensino de História entre estudantes de graduação, com vistas a potencializar a incorporação ao cotidiano da Educação Básica e de outros espaços sociais, dos recentes debates públicos e da produção acadêmica desenvolvidos acerca da história da escravidão, da liberdade e do pós-abolição; história social do trabalho; história da África; história indígena; e história das mulheres, em sintonia com as orientações curriculares vigentes. Fundamenta-se no diálogo inter e transdisciplinar entre os Estudos da Diáspora Africana e da Liberdade Negra nas Américas, Estudos de Gênero e Interssecionalidades, História Pública e Pedagogia Crítica.