PROJETOS E CURSOS DE EXTENSÃO
2022-2023 (Curso de Extensão - 170 horas - 12/08/22 a 05/08/2023. Certificado pela UNIFESP): Ensinando a Idade Média com uso de fontes históricas na educação básica
COORDENAÇÃO: Dr. Dirceu Marchini Neto (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) e Dra. Edlene Oliveira Silva (Universidade de Brasília - LABEH/UnB).
RESUMO: A partir de controvérsias recentes a respeito da possibilidade de exclusão da História Medieval dos currículos escolares e da publicação de estudos sobre a Idade Média nos livros didáticos e no ensino escolar, constatou-se a necessidade de maior aproximação entre os debates especializados em Idade Média e os professores da disciplina História da rede básica. Este curso é norteado justamente pela preocupação de se estabelecer um diálogo entre aqueles que discutem academicamente à Idade Média e aqueles que lecionam sobre o período. O objetivo é desenvolver recursos pedagógicos para o ensino de História Medieval na rede básica a partir do diálogo com professores do Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se que as ações sejam realizadas mediante a interação constante com os educadores e resultem em materiais disponibilizados gratuitamente na internet, atendendo às necessidades de profissionais do ensino. Pressupõe-se, aqui, a indissociabilidade entre ensino e pesquisa e a existência de diferenças quanto às naturezas e funções dos saberes científico e escolar. Os inscritos realizarão contatos com professores da rede básica e elaborarão os recursos didáticos sob a coordenação dos docentes responsáveis pelo curso. A iniciativa contribuirá na formação dos participantes envolvidos, uma vez que propiciará reflexões sobre o ambiente escolar e sobre o processo de transposição didática dos saberes históricos acadêmicos. Tendo em vista a possibilidade de amplo alcance, opta-se pela realização virtual do curso e pela disponibilização do material elaborado por meio digital.
2020-2023 (Curso de Extensão) - Outras Brasília: ensino de História do Distrito Federal a partir de fontes documentais do Arquivo Público do DF
COORDENAÇÃO: Profa. Cristiane de Assis Portela
O curso propôs compreender, debater e desenvolver estratégias didático-metodológicas para o uso de fontes documentais no ensino de história do Distrito Federal, oferecendo formação continuada para docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e/ou da Educação de Jovens e Adultos que atuam em escolas da rede pública de ensino. Trata-se de uma oferta em parceria com a EAPE- Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (SEEDF) e apoio institucional da Coordenação de Integração das Licenciaturas- CIL/UnB. Objetivos Específicos: Avaliar as narrativas históricas construídas sobre o DF, identificando elementos hegemônicos; Conhecer e analisar fontes documentais do acervo histórico do Arquivo Público do Distrito Federal; Investigar processos inovadores de aprendizagem histórica a partir de literatura atual do campo; Experimentar o uso de fontes documentais em sala de aula através da metodologia de Aulas-Oficina; Elaborar e desenvolver sequências didáticas para o ensino e aprendizagem de história do DF.
2020 - Centro de Memória(s) do Elefante Branco
COORDENAÇÃO: Profa. Cristiane de Assis Portela
O projeto realizou um mapeamento de fontes históricas sobre a trajetória da instituição escolar; uma exposição (nas dependências da escola) sobre os processos de resistências e o protagonismo de estudantes e servidores do CEMEB; ações de sensibilização e formação da comunidade escolar para o tratamento arquivístico do acervo escolar; e um cronograma de atividades educativas que envolva todos os segmentos da comunidade. Ainda de acordo com o projeto, “Trata-se de uma experiência piloto no Distrito Federal, que visa ressignificar a importância histórica das comunidades escolares, no caso do CEMEB uma escola que acolhe estudantes de diversas cidades do DF e entorno. O centro de memórias permitiu também uma maior aproximação entre estudantes da educação básica e dos cursos de licenciatura e bacharelado, visto que as atividades serão desenvolvidas conjuntamente. Foram ministradas oficinas formativas no âmbito da história e arquivologia. Nesse sentido, uma das etapas do projeto foi desenvolvido em articulação tanto com as atividades de Estágio Docente Supervisionado do curso de História, como com as “ações da parceria entre UnB e SEDF que, desde agosto de 2019, constituíram no CEMEB um Pólo de Integração das Licenciaturas, sob a coordenação da CIL, setor vinculado ao Decanato de Ensino de Graduação”.
2016-2017 (Edital Fluex/DEX/UnB) - Projeto Mbopyau: ensinando histórias do possível
COORDENAÇÃO: Profa. Susane Rodrigues de Oliveira
“Mbopyau” quer dizer na língua guarani “relembrar, deixar novo, renovar”. É com esse sentido que desenvolvemos o Projeto “Mbopyau: ensinando histórias do possível”, – nos anos de 2016 e 2017, com o apoio de estudantes da graduação e pós-graduação em História da UnB, com o objetivo de promover a formação inicial e continuada de professores/as engajados/as na “renovação” das práticas de ensino de história indígena e afro-brasileira, a partir de perspectivas pedagógicas feministas, pós-coloniais e decoloniais. O Projeto previa a formação de professores/as através da realização de pesquisa-ação no (e para o) ensino de história com vistas ao planejamento e aplicação de oficinas de história indígena e afro-brasileira para estudantes de nível médio e fundamental (Anos Finais) das escolas públicas do Distrito Federal. Tais oficinas foram elaboradas como formas de intervenção pedagógica e enfrentamento dos problemas e desafios colocados pela permanênciade representações eurocêntricas, colonialistas, racistas e sexistas nos currículos, livros didáticos,saberes docentes, imaginários sociais e aprendizagens históricas. A partir de uma proposta de “desnaturalização” de representações de gênero e raça, que constituem matrizes e efeitos de práticas discriminatórias sexistas, racistas e etnocêntricas em nossa sociedade, buscou-se o ensino da historicidade de imagens essencialistas e estereotipadas atribuídas às mulheres, negros/as e indígenas. Objetivos específicos: planejar e aplicar oficinas pedagógicas de História em escolas de Ensino Médio, com o intutito de historicizar/desnaturalizar representações sexistas, racistas, colonialistas e eurocêntricas sobre as mulheres, os/as negros/as e indígenas que circulam em nossa sociedade; desenvolver estudos e pesquisas sobre as representações de gênero, raça e etnia que circulam nos livros didáticos de história e no imaginário de alunos da educação básica do DF; desenvolver estudos sobre a importância e as formas de ensino de história a partir de referenciais teóricos, historiográficos e pedagógicos feministas, decoloniais e pós-coloniais; contribuir na implementação das Leis 10.639/3 e 11.645/08 que instituem a obrigatoriedade do ensino de história e cultural indígena, afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras.
2010-2011 (Edital Fluex/DEX/UnB) - América Indígena: Oficinas, Pesquisas e Materiais Didáticos para o Ensino de História
COORDENAÇÃO: Profa. Susane Rodrigues de Oliveira
Este projeto teve por objetivo o levantamento, seleção e tradução de fontes históricas para a produção de Planos de Aula voltados para o ensino de História da América indígena pré-colombiana e colonial. A fim de contribuir na implementação da Lei 11.645/08 estes materiais foram focados na educação para as relações étnico-raciais e na inclusão das culturas indígenas brasileiras, mesoamericanas e andinas pré-coloniais e coloniais. As propostas pedagógicas elaboradas para o uso de fontes históricas (literatura de viagens, crônicas, relatos, cartas, imagens e tratados coloniais) em sala de aula, atentaram, especialmente, para as prescrições curriculares oficiais da época (PCNs de História), bem como para as novas tecnologias, diferentes linguagens, métodos ativos e orientações de educação para as relações étnico-raciais e de inclusão das culturas indígenas brasileiras no ensino de História. Este projeto contou com uma bolsa PIBEX em 2011.