O OUTRAS BRASÍLIAS é um projeto nutrido por trajetórias e experiências individuais de pesquisadores/as e estudantes que compõem um coletivo cujos interesses se voltam para  três frentes de atuação relacionadas ao ensino de História do Distrito Federal:

 

a) o desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino e divulgação histórica que explorem perspectivas não hegemônicas sobre o Distrito Federal;

b) a oferta de cursos de formação continuada, voltados para docentes da educação básica e que privilegiem o uso de fontes documentais no ensino de História do DF;

c) iniciativas de extensão na rede pública de ensino, como a estruturação de centros de memórias em escolas da SEDF.

 

Ao longo dos últimos quinze anos, atuando individualmente, docentes desse coletivo participam ativamente da produção e do debate sobre a construção de uma nova historiografia do DF, elaborando produtos de divulgação pública da história e para o ensino de história local e regional, a partir de diferentes abordagens e perspectivas disciplinares. Os professores Cristiane Portela e Deusdedith Rocha Jr. tiveram, em suas práticas acadêmicas,  a oportunidade de construir juntos e ofertar uma disciplina de história regional do DF, no Centro Universitário de Brasília- CEUB, entre 2010 e 2018, período em que identificaram que as lacunas que percebiam na educação básica se apresentavam também na  formação inicial e continuada dos profissionais de educação, inclusive de historiadores. Assim, produzimos artigos, livros, filmes de curta-metragem, orientamos pesquisas de iniciação científica, organizamos obras de literatura, realizamos eventos, produzimos exposições, elaboramos e executamos sequências didáticas e outras atividades relacionadas à história do DF.  Algumas dessas atividades foram realizadas por servidores atuantes no Arquivo Público do Distrito Federal, como é o caso dos professores Guilherme França e Tereza Eleutério, além da coordenadora Cristiane Portela. A expertise em temáticas sobre o ensino de História é trazida ao projeto pelos professores Jorge Santos e Artur Costa, historiadores e pesquisadores do tema. Como jovens pesquisadores, se somam ao coletivo José Gomes (doutorando no PPGHIS-UnB), José Alves (professor na educação básica), Nathália Soares e Danielle Dias, as duas últimas, estudantes de graduação em História na UnB. Portanto, o Outras Brasílias se apresenta também como um espaço de interação, que se propõe a pensar criticamente essas múltiplas experiências.

 

Nesse percurso, em que o Outras Brasílias se insere como resultado de práticas e experiências de crítica e reflexão sobre caminhos alternativos, nasceu a proposta do curso de formação continuada de professores “Outras Brasílias: ensino de História do Distrito Federal a partir de fontes documentais”. Trata-se de uma iniciativa de extensão capitaneada pelo Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), que propõe compreender, debater e desenvolver estratégias didático-metodológicas para o uso de fontes documentais no ensino de história do Distrito Federal, oferecendo formação continuada para docentes da rede pública de ensino que atuem nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas modalidades regular e/ou  Educação de Jovens e Adultos (EJA). O apoio para a realização da primeira edição do curso, em formato não presencial, veio por meio do Decanato de Extensão (DEX/UnB), sendo a proposta contemplada no “Edital Especial UnB nos 60 anos de Brasília”, lançado em fevereiro de 2020, como fomento institucional às ações comemorativas no âmbito do Distrito Federal.

 

A proposta foi construída como desdobramento de um projeto de iniciação científica homônimo (UnB, 2019/2020), e avançou no sentido de articular a pesquisa e a extensão universitária.  Como importante forma de incidência política junto às comemorações dos 60 anos de Brasília, buscou apresentar um contraponto às narrativas oficiais, pautadas no discurso hegemônico, para desterritorializá-las e colocá-las sob suspeição. Assim, somando-se à dimensão da Pesquisa, a proposta assumiu, no ano de 2020, as formas de Ensino − com a oferta de uma disciplina de graduação associada ao Laboratório de Ensino de História (LABEH/UnB) − e de Extensão, em parceria com a Coordenação de Integração de Licenciaturas do Decanato de Ensino de Graduação (CIL/DEG). Outra iniciativa deste coletivo é o Centro de Memórias do Elefante Branco, um espaço em que temos classificado, organizado e reunido fontes do acervo escolar do CEMEB, uma das escolas públicas precursoras no DF. O acervo histórico da escola é surpreendente e guarda enorme potencial didático, permitindo abordar a história local e, de maneira contextual, a história regional e nacional. A partir dessas fontes, materiais didáticos autorais serão produzidos em um laboratório interdisciplinar de narrativas históricas e sociológicas, associado ao PIBID Interdisciplinar História e Sociologia, da Universidade de Brasília, uma parceria com o professor Marcelo Cigales, do Laboratório Lélia Gonzalez do ICS-UnB.

 

 

QUEM É QUEM?

 

Cristiane de Assis Portela, Professora do Departamento de História UnB, Coordenadora Geral.

Artur Nogueira Santos e Costa, Doutorando em História pela UnB, Professor Formador.

Deusdedith Alves Rocha Junior, Pesquisador Profissional, Doutor em História, Professor Formador.

Guilherme de Azevedo França, Professor de Sociologia da SEDF, Mestre em Educação pela UnB, Professor Formador.

Jorge Artur Caetano Lopes dos Santos, Doutor em História, Professor de História da SEDF, Professor Formador.  

José Alves da Silva Filho, Historiador, Professor de História, Colaborador.

José Gomes do Nascimento, Mestre e Doutorando em História pela UnB, Professor Formador.

Tereza Eleutério de Sousa, Historiadora, Especialistas em Arquivos, Professora de História da SEDF, Professora Formadora. 

Raquel Maciel Oliveira, Pedagoga, Servidora da UnB (Coordenação de Integração das Licenciaturas- CIL/DEG), Coordenação Técnico-Administrativa.

Danielle Christina Sampaio Dias, Estudante de História UnB, Monitora.

Nathalia Sofia Araujo Soares, Estudante de História UnB, Monitora.

 

O Outras Brasílias segue aberto à co-criação, ao exercício crítico e confiante de que outros mundos são passíveis de serem sonhados e produzidos. Seja bem-vindo e bem-vinda a este Coletivo!

 

CONHEÇA O SITE DO "OUTRAS BRASÍLIAS" - CLIQUE AQUI.