COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Cristiane de Assis Portela

PUBLICAO_PIBID_2020.jpg

[Clique na imagem para download do livro em PDF]

PUBLICAÇÃO (LIVRO)

Oficinas didáticas interdisciplinares: proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022

ORGANIZADORES/AS

Cigales, Marcelo Pinheiro
Portela, Cristiane de Assis
Rosa, Bibiana Soyaux de Almeida
Lima, Gabriela Almeida de

AUTORES/AS

Marcelo Cigales, Cristiane Portela, Bibiana Rosa, Gabriela Almeida, Paulo Stumpf, Alice Rocha Santana, Alexandre Santos, Beatriz Amorim, Beatriz Oliveira, Guilherme da Luz, Celine Batista, Nathalia Luiza Alves Silva, Nathália Sofia Araújo Soares, Gabriel Antonio da Silva Ribeiro, Gabrielle Pereira da Conceição, Luiza Alcântara, Thaiane Miranda, Gabriela Rabelo, Júlia Duarte Pires de Mendonça, Pedro Sampaio, Laísa Fernanda, Lauanny Aguiar, Ricardo de Souza. Parecerista: Marcelo Pinheiro Cigales, Cristiane de Assis Portela, Bibiana Rosa, Gabriela Almeida, Paulo Stumpf.

EDITORAÇÃO E REVISÃO

Marcelo Cigales e Bibiana Rosa

CAPA

Caê Penna

PUBLICAÇÃO

Selo Caliandra (Instituto de Ciências Humanas da UnB) - SITE

RESUMO

A publicação é resultado das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Brasília (UnB) na edição 2020-2022. Trata-se de um material produzido por pibidianos(as): licenciados(as) de História e Ciências Sociais, professores(as) supervisores(as) da Educação Básica e professores(as) coordenadores(as) da UnB. Com a publicação deste material pedagógico, resultado de 18 meses de trabalho coletivo e colaborativo, queremos registrar que para a profissionalização da formação docente no Brasil urge a ampliação, fortalecimento e valorização do Pibid, que demostra ser uma política efetiva para a permanência dos estudantes de licenciatura nos cursos de graduação. Trata-se de um material pedagógico, estruturado em formato de oficinas, que refletem ao menos duas questões que estruturaram o subprojeto entre as licenciaturas de História e de Sociologia da UnB. A primeira é referente a interdisciplinaridade entre duas licenciaturas da área de humanidades. Como registro desse trabalho colaborativo, destacamos que a integração entre os componentes disciplinares ocorreu por meio de trabalhos e debates a partir de eixos temáticos, uma vez que a proposta do projeto foi utilizar a pesquisa como pressuposto de ensino, questão já presente nos debates teóricos e pedagógicos de ambas as áreas. A segunda questão faz alusão a criação de grupos (também chamados de clubes) que se dividiram de forma a reunir integrantes de ambas as áreas para discutir e exercitar pedagogicamente os quatro eixos propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a partir da forma em que foram recontextualizados pelo Currículo em Movimento do Distrito Federal para o Ensino Médio, publicado em 2020. Assim, os(as) pibidianos(as) foram estimulados a elaborar oficinas pedagógicas ao redor dos eixos de: a) "Investigação Científica", que se transformou na Oficina "Artivismo"; b) "Processos Criativos", que deu origem à Oficina intitulada "Cineclube Lado B"; c) "Mediação e Intervenção Sociocultural", que se materializou na Oficina intitulada "Rasurando Narrativas", e; d) "Empreendedorismo", a partir do qual foi proposta a Oficina "Além dos Muros".