PIBID/UnB - SUBPROJETO DE HISTÓRIA (2018-2019)
“Ártemis na Escola, relações de genêro no ensino de História”
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Edlene Silva
Fotos: Equipe do Subprojeto de História (PIBID/UnB 2018-2019)
O Subprojeto de História (PIBID/UnB 2018/2019) - “Ártemis na Escola, relações de genêro no ensino de História” - desenvolveu atividades de pesquisa e ações pedagógicas no Centro Educacional do Ensino Médio 02 do Cruzeiro com o objetivo de articular os conteúdos curriculares do ensino de História à educação para a igualdade de gênero e o respeito às diferenças. Tratou-se de promover uma formação escolar para a cidadania, desnaturalizadora de imagens e práticas sociais que reforçam a violência e inferiorização das mulheres em nossa sociedade. As propostas metodológicas e os referenciais teóricos se fundamentaram nas teorias feministas, nos estudos sobre à história das mulheres e das relações de gênero visando estimular a percepção e a reflexão criticas sobre as identidades e relações de gênero enquanto construtos histórico-culturais.
O projeto foi coordenado pela Profa. Dra. Edlene Oliveira Silva (Departamento de História/ UnB); realizado no Centro Educacional de Ensino Médio 02 do Cruzeiro e supervisionado pelo professor de História Antônio Guillen (SEEDF).
Estudantes Participantes:
- Daniela Oliveira da Silva
- Jessica Sousa Oliveira
- Laís Carvalho Medeiros
- Isabela Marinho Giovannini
- Bruna Oliveira da Paz
- Fábio Menezes Pessoa Valadares Júnior
- Mariana Gonçalves Penna
- Maria Eduarda Carlota da Silva
- Gabriela Malesuik Aragão Barros.
Atividades desenvolvidas:
-Identificar e analisar os saberes dos/das estudantes do Ensino Médio sobre as identidades e relações de gênero na escola e na sociedade;
- Pesquisar e analisar os usos pedagógicos de diferentes fontes e linguagens (historiografia, cinema, imagens, literatura, mídia, etc.) para o ensino de história das mulheres e das relações de gênero articulado aos componentes curriculares da disciplina;
- Elaborar, discutir, socializar e aplicar planos de aulas e oficinas pedagógicas que versem sobre história das mulheres e relações de gênero nas aulas de História das escolas de Ensino Médio do Distrito Federal;
- Produzir conhecimentos por meio da pesquisa-ação e intervenção no ensino de História na Educação Básica do Distrito Fedral;
- Interpretar e analisar criticamente em materiais didáticos, livros didáticos, projetos pedagógicos e currículos as representações de gênero presentes nesses materiais.
-Escrever um artigo cientifico sobre temas relacionados às relações de gênero no Ensino de História;
-Escrever o relatório sobre a experiência do PIBID: limites, avanços e sugestões pedagógicas;
- Apresentar os resultados da pesquisa/ação no Fórum de Socialização dos Resultados do PIBID com objetivo de promover o diálogo e intercâmbio entre estudantes/bolsistas, professores/as da rede de ensino do Distrito Federal e da UnB que participaram do projeto de formação de futuros professores/historiadores.