“Ártemis na Escola, relações de genêro no ensino de História”

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Edlene Silva

Fotos: Equipe do Subprojeto de História (PIBID/UnB 2018-2019)

O Subprojeto de História (PIBID/UnB 2018/2019) - “Ártemis na Escola, relações de genêro no ensino de História” - desenvolveu atividades de pesquisa e ações pedagógicas no Centro Educacional do Ensino Médio 02 do Cruzeiro com o objetivo de articular os conteúdos curriculares do ensino de História à educação para a igualdade de gênero e o respeito às diferenças. Tratou-se de promover uma formação escolar para a cidadania, desnaturalizadora de imagens e práticas sociais que reforçam a violência e inferiorização das mulheres em nossa sociedade. As propostas metodológicas e os referenciais teóricos se fundamentaram nas teorias feministas, nos estudos sobre à história das mulheres e das relações de gênero visando estimular a percepção e a reflexão criticas sobre as identidades e relações de gênero enquanto construtos histórico-culturais.

O projeto foi coordenado pela Profa. Dra. Edlene Oliveira Silva (Departamento de História/ UnB);  realizado no Centro Educacional de Ensino Médio 02 do Cruzeiro e supervisionado pelo professor de História Antônio Guillen (SEEDF).

Estudantes Participantes:

1. Daniela Oliveira da Silva
  2. Jessica Sousa Oliveira
  3. Laís Carvalho Medeiros
  4. Isabela Marinho Giovannini
  5. Bruna Oliveira da Paz
  6. Fábio Menezes Pessoa Valadares Júnior
  7. Mariana Gonçalves Penna
  8. Maria Eduarda Carlota da Silva
  9. Gabriela Malesuik Aragão Barros.

Atividades desenvolvidas:

-Identificar e analisar os saberes dos/das estudantes do Ensino Médio sobre as identidades e relações de gênero na escola e na sociedade;

- Pesquisar e analisar os usos pedagógicos de diferentes fontes e linguagens (historiografia, cinema, imagens, literatura, mídia, etc.) para o ensino de história das mulheres e das relações de gênero articulado aos componentes curriculares da disciplina;

- Elaborar, discutir, socializar e aplicar planos de aulas e oficinas pedagógicas que versem sobre história das mulheres e relações de gênero nas aulas de História das escolas de Ensino Médio do Distrito Federal;

- Produzir conhecimentos por meio da pesquisa-ação e intervenção no ensino de História na Educação Básica do Distrito Fedral;

- Interpretar e analisar criticamente em materiais didáticos, livros didáticos, projetos pedagógicos e currículos as representações de gênero presentes nesses materiais.

-Escrever um artigo cientifico sobre temas relacionados às relações de gênero no Ensino de História;

-Escrever o relatório sobre a experiência do PIBID: limites, avanços e sugestões pedagógicas;

- Apresentar os resultados da pesquisa/ação no Fórum de Socialização dos Resultados do PIBID com objetivo de promover o diálogo e intercâmbio entre estudantes/bolsistas, professores/as da rede de ensino do Distrito Federal e da UnB que participaram do projeto de formação de futuros professores/historiadores.