Equipe do Subprojeto de História - PIBID UnB - Brasília (PPGHIS/UnB, 19/01/2023) 

    

PROJETO 

Pesquisa-ação e formação de professores-pesquisadores para o ensino de História

 

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Susane Rodrigues de Oliveira 

 

SUPERVISORES

Profa. Dra. Patricia Nogueira Silva

Prof. Denis Claudio de Siqueira Carvalho

Profa. Samara Ferreira da Silva Gonçalves

 

BOLSISTAS

Damares Cristine Ferreira Barbosa

Joao Carlos Maciel Pierre Pontes

Leticia Araujo De Sousa

Maria Antonia Yasmin Lima Silva   

Matheus Sampaio Leite De Souza    

Suellen Vitoria Costa Barbosa                     

Thaivone Sousa Dos Santos

Victor Souza De Aguiar

Arlen Luan Nascimento Da Silva     

Bruno De Jesus Ribeiro Vieira                     

Eduardo De Oliveira Rodrigues                   

Gabriela De Souza Itacarambi

Maria Clara Alves Da Costa

Maria Julia Carritilha Ribeiro Da Costa       

Nathalia Tavares Vilela De Oliveira

Nicolle Maria Guimaraes Freitas

Fabricius Dos Santos De Albuquerque Costa
Guilherme De Assis Vasconcelos
Jorge Bitar
Juliane Barros Lima
Marcelo Dos Santos Solon
Vitoria Araujo Pinheiro
Viviane Da Silva Oliveira
Julia Campos

Malcolm Gentil Felipe Da Cruz  

 

ESCOLAS

CEF CASEB

CEF 02 de Ceilândia

 

 Pibid completo

Equipe do Subprojeto de História - PIBID UnB - Brasília (PPGHIS/UnB, 05/2023) com os professores supervisores.

 

 

RESUMO

 

Nos últimos anos, as pesquisas e estágios realizados por estudantes da licenciatura em História da UnB nas escolas públicas de Brasília (Distrito Federal) apontam para uma série de desafios, dificuldades e problemas enfrentados pelos/as professores/as na inovação e aprimoramento das aulas, conteúdos curriculares, materiais didáticos, avaliações e métodos de ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental (OLIVEIRA, 2015). Diante disso, o subprojeto de História para o PIBID buscou contribuir na formação de professores/as através do desenvolvido de projetos de pesquisa-ação focados na inovação e aprimoramento do ensino de História, de acordo com os interesses e necessidades de cada escola-campo.

Com o intuito de estimular a formação de professores/as como sujeitos capazes de construir conhecimentos sobre o ensino de História através da investigação, ação e reflexão crítica sobre atividades educativas em ambiente escolar, a pesquisa-ação apresenta-se como estratégia para o desenvolvimento de professores/as pesquisadores/as – práticos reflexivos – que possam futuramente utilizar suas pesquisas para aprimorar o ensino e, em decorrência, o aprendizado dos/as alunos/as (TRIPP, 2005, p. 445). Neste tipo de pesquisa, problematiza-se, planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para melhorar o ensino-aprendizagem no contexto escolar (PIMENTA, 2005; JORDÃO, 2004). Trata-se de uma pesquisa “sobre” e “para” o ensino de História, pautada numa prática educativa reflexiva e libertadora, onde se aprende com a experiência e com o diálogo com os/as professores/as supervisores/as, em uma ação colaborativa entre a universidade e a escola. A essência da investigação-ação em educação está no fato de que em seu núcleo sempre existe uma ação que beneficia a aprendizagem dos/as alunos/as ou o desenvolvimento profissional dos/as professores/as (STENHOUSE, 1998). 

Com a pesquisa-ação, enquanto estratégia metodológica de aprendizagem e aperfeiçoamento da docência profissional, buscamos desenvolver nos/as estudantes pibidianos/as a capacidade de reflexão e de investigação no cotidiano escolar, através da observação, participação, pesquisa e regência de classe em escolas. A inserção no cotidiano escolar foi feita através de visitas à escola-campo para observação de aulas de História, aplicação de questionários, regência de classe, rodas de conversa com alunos/as e analise de projetos pedagógicos, planos de aula e materiais didáticos de História utilizados pelos/as professores/as supervisores/as do PIBID. A partir disso, com o apoio destes/as supervisores/as, os/as pibidianos/as, organizados em pequenos grupos, identificaram desafios, problemas, necessidades e expectativas relacionadas ao ensino e aprendizagem da História nos anos finais do Ensino Fundamental, com vistas ao estudo, aplicação e avaliação de um plano de ação pedagógica no ensino de História.

Para os dezoito meses de duração do PIBID, planejamos a realização de quatro ciclos de pesquisa-ação. Na fase inicial de cada ciclo, identificamos um tema-problema relacionado ao ensino-aprendizagem da História nas turmas regidas pelos/as professores/as supervisores/as. Em seguida passamos para o estudo, planejamento e execução de ações pedagógicas que visam à resolução deste problema, por meio da elaboração e aplicação de avaliações, planos de aula, oficinas e materiais didáticos de História. Tais ações colaborativas constituíram objetos de investigação, observação, reflexão, avaliação e replanejamento pelos/as pibidianos/as. 

A pesquisa, o planejamento e a vivencia de uma ação pedagógica com vistas à resolução de um problema ligado às aprendizagens da História, proporcionou aos/às pibidianos/as um conhecimentos dos desafios que envolvem a docência, seguido da responsabilidade de pensar, pesquisar, intervir e avaliar suas próprias práticas pedagógicas. Isto possibilita a formação de professores/as mais ativos e reflexivos, empenhados em estudar, pesquisar, compreender e planejar intervenções mais adequadas à superação de desafios e problemas que podem emergir em situações particulares no exercício da profissão docente. 

Ao proporcionar situações de aprender a elaborar, executar e avaliar projetos de pesquisa-ação no ensino-aprendizagem da História, o Subprojeto do PIBID/História da UnB buscou, portanto, capacitar professores/as pesquisadores/as por meio da articulação necessária entre teorias e práticas pedagógicas, e do estimulo à produção autoral docente de planos de aula, textos didáticos e de conhecimentos “sobre” e “para” o ensino de História. Nessa perspectiva, ressaltamos que a pesquisa, interação e intervenção no espaço escolar possibilitam ao/à futuro/a professor/a uma inserção profissional crítica, transformadora e criativa no ensino de História. 

 Subprojeto PIBID HISTÓRIA na escolaAtividades na escola Caseb. Equipe da supervisora Patrícia junho 2023Caseb. Equipe da supervisora Patrícia junho 2023

 f3fe6279 c1d2 400b ae28 f4161c27433e145ef232 19c1 40ca bc02 9e4b43435d4aNúcleo_da_Samara.jpgWhatsApp Image 2024 05 22 at 10.24.49WhatsApp_Image_2024-05-10_at_11.01.49_1.jpgCEF 02

WhatsApp_Image_2024-05-22_at_10.23.36_1.jpg

Equipe do Subprojeto de História - PIBID UnB - atividades nas escolas CEF CASEB e CEF 02 de Ceilândia (2023).

 

 

 

Apresentação_da_proposta_de_criação_do_Grêmio_02.2024_caseb.jpgproposta de criação do Grêmio 02.2024 casebCaseb Criação do GrêmioMural do grêmio

Apresentação da proposta de criação do Grêmio Estudantil para alunos do CASEB. Equipe da profa. supervisora Patrícia Nogueira Silva (02/2024).

 

 

 

Jornada Pibid UnB 2024UnB_Oficina_Teatro_do_Oprimido_ministrado_pelos_estudantes_do_PIBID_História_14.03.2024.jpgJornada Pibid UnB 2024a

Participação na Jornada PIBID e PRP na UnB (02/2024). Equipes que ministraram oficinas sobre o tema da violência nas escolas.

    

 

 

CASEB Abril 2024

Atividades na escola CEF CASEB (02/2024) com a profa. supervisora Patrícia Silva e a coordenadora do Pibid/História profa Susane de Oliveira.

 

 

PROCEDIMENTOS DE PESQUISA-AÇÃO 

 

1ª FASE – Delimitação de um tema-problema relacionado ao ensino-aprendizagem da História nas turmas regidas pelo/a professor/a supervisor/a na escola-campo.

2ª FASE – Pesquisa preliminar. Leitura de textos e pesquisa de campo (aplicação de questionários, análise de documentos escolares, realização de rodas de conversa com os/as estudantes, observação e regência de classe) para diagnóstico e reflexão sobre o problema.

3ª FASE – Desenvolvimento de um plano de ação. Planejamento e discussão de ações pedagógicas (sequências didáticas, aulas, oficinas, elaboração/aplicação de materiais didáticos, avaliações, exercícios ou atividades) que visem à solução do problema.

4ª FASE – Implementação e avaliação do plano de ação.

 

 

CICLOS DE PESQUISA-AÇÃO E TEMA-PROBLEMA

 

CICLO (11/2022 a 03/2023) - Avaliação diagnóstica das aprendizagens em História.

2º CICLO (04/23 a 07/23) - Letramento e leitura nas aprendizagens da História.

3º CICLO (08/23 a 12/23) - Ensino de História e prevenção da violência nas escolas.

4º CICLO (01/24 a 04/24) - Textos didáticos e estratégias de leitura no ensino de História.

 

PIBID história

 Equipe do Subprojeto de História - PIBID UnB - Brasília (29/09/2023) - Apresentação de Pôster no I Seminário Internacional de Formação de Professores UnB+Escola

 

 

O que eu levo do PIBID História 02.2024

"O que levo do PIBID comigo? - Painel da equipe do Subprojeto de História - PIBID UnB - Brasília (15/03/2024). Jornada PIBID e PRP (UnB 2024).

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

JORDÃO, Rosana dos Santos. A pesquisa-ação na formação inicial de professores: elementos para a reflexão. In: 27ª Reunião anual da Anped, 2004, Caxambu. Sociedade, democracia e educação: qual universidade?, 2004.

OLIVEIRA, Susane Rodrigues de. A formação de professores-pesquisadores no curso de História da UnB: uma análise da proposta curricular das atividades de estágio supervisionado. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015.

PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício do Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educ. Pesqui. [online]. 2005, vol.31, n.3, pp. 521-539.

STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. Colección Pedagogia, La pedagogia hoy, 4ª ed., Ed. Morata, Madri, Espanha, 1998.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005, p. 443-466.

Da UnB Agência