2022-2023 (Curso de Extensão - 170 horas - 12/08/22 a 05/08/2023. Certificado pela UNIFESP): Ensinando a Idade Média com uso de fontes históricas na educação básica

COORDENAÇÃO: Dr. Dirceu Marchini Neto (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) e Dra. Edlene Oliveira Silva (Universidade de Brasília - LABEH/UnB).

COMISSÃO ORGANIZADORA: Dr. Dirceu Marchini Neto (UNIFESP), Dr. Douglas Mota Xavier de Lima (UFOPA), Dra. Edlene Oliveira Silva (UnB), Dr. Fabiano Fernandes (UNIFESP).

DOCENTES: Dra. Adriana Maria de Souza Zierer (UEMA/UFMA), Mestranda Amanda Gisele Rodrigues (UFRGS), Dr. Carlile Lanzieri Júnior (UFMT), Dra. Cláudia Regina Bovo (UFTM), Dr. Dirceu Marchini Neto (UNIFESP), Dr. Douglas Mota Xavier de Lima (UFOPA), Dra. Edlene Oliveira Silva (UNB), Dr. Fabiano Fernandes (UNIFESP), Dr. Felipe Augusto Ribeiro (UFPE), Dr. Francisco de Paula Sousa de Mendonça Júnior (UFSM), Dr. Hugo Rincon Azevedo (UFG/PUCGoiás),Dr. Marcelo Pereira Lima (UFBA), Dr. Nilton Mullet Pereira (UFRGS), Dr. Renan Marques Birro (UPE), Dra. Renata Cristina de Sousa Nascimento (UFJ/UEG/PUCGoiás), Dr. Renato Viana Boy (UFFS), Dra. Terezinha Oliveira (UEM).

RESUMO: A partir de controvérsias recentes a respeito da possibilidade de exclusão da História Medieval dos currículos escolares e da publicação de estudos sobre a Idade Média nos livros didáticos e no ensino escolar, constatou-se a necessidade de maior aproximação entre os debates especializados em Idade Média e os professores da disciplina História da rede básica. Este curso é norteado justamente pela preocupação de se estabelecer um diálogo entre aqueles que discutem academicamente à Idade Média e aqueles que lecionam sobre o período. O objetivo é desenvolver recursos pedagógicos para o ensino de História Medieval na rede básica a partir do diálogo com professores do Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se que as ações sejam realizadas mediante a interação constante com os educadores e resultem em materiais disponibilizados gratuitamente na internet, atendendo às necessidades de profissionais do ensino. Pressupõe-se, aqui, a indissociabilidade entre ensino e pesquisa e a existência de diferenças quanto às naturezas e funções dos saberes científico e escolar. Os inscritos realizarão contatos com professores da rede básica e elaborarão os recursos didáticos sob a coordenação dos docentes responsáveis pelo curso. A iniciativa contribuirá na formação dos participantes envolvidos, uma vez que propiciará reflexões sobre o ambiente escolar e sobre o processo de transposição didática dos saberes históricos acadêmicos. Tendo em vista a possibilidade de amplo alcance, opta-se pela realização virtual do curso e pela disponibilização do material elaborado por meio digital.